segunda-feira, 15 de junho de 2009

Aprendendo a Lidar com as Diferenças

Existem vários significados para a palavra diferença. Na matemática, por exemplo, significa subtrair ou extrair. Mas, chamarei a sua atenção para a palavra.Deus, quando fez o homem disse: Gen.1:26 - Nós somos semelhantes a Deus, e Ele, na Sua infinita soberania, nos fez com características diferentes.
Você já pensou se fôssemos todos iguais?
Com a mesma altura, mesmo peso, mesmo cabelo, mesmo tom de pele e com as mesmas preferências? Seríamos como robôs; A vida seria monótona.E no relacionamento? Sendo nós todos iguais, não haveria casamento, ninguém se interessaria pelo outro porque o que nos atrai, é a diferença. Podemos até encontrar pessoas com algumas semelhanças, mas ainda assim, possuem diferenças. Conviver com pessoas diferentes de nós, principalmente num relacionamento amoroso, não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível.As pessoas vivem querendo mudar as outras. Estão sempre falando que o outro precisa de mudanças. O segredo não é tentar transformar o outro, mas é saber trabalhar as diferenças.
Gen. 2:18,22,23,- Deus criou a mulher para completar o que faltava no homem, e vice-versa. O termo, "idônea", literalmente significa "conforme o seu oposto".
Gen.2:24 Inicia-se uma aliança eterna, a mulher corresponde ao homem, mas também completa o homem. Ela é o que ele não é, faz o que ele não faz, supre o que ele não tem, e vice-versa. Assim como os dedos de duas mãos se entrelaçam, homem e mulher juntos unidos (símbolo de Aliança) "fecham" as respectivas falhas na vida de cada um.Muitas vezes, as diferenças nos levam aos conflitos, desentendimentos e ao desgaste emocional se não optarmos por trabalhá-las. Para lidar com a diferença é preciso entendê-la como o conceito citado no início, onde precisamos examinar a nós mesmos fazendo a seguinte pergunta:
O que falta em mim para que o meu relacionamento seja saudável?
O que eu preciso extrair de mim para que haja harmonia no meu relacionamento?
“Os relacionamentos são como uma longa viagem em um minúsculo barco a remo. Se um dos passageiros começarem a balançar o barco, o outro tem que estabilizá-lo. Caso contrário os dois afundarão juntos”

Nenhum comentário: